Aproveitamento de Estudos – Roteiro
[:pb]INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 33, DE 21 DE OUTUBRO DE 2019.Estabelece as normas e procedimentos para o Aproveitamento de Estudos para os estudantes dos Cursos de Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
I.N (PROGRAD RTR) nº 33, de 21-10-2019 [:en]
O que é?
O Processo de Aproveitamento de Estudos consiste na análise de disciplinas cursadas antes de o estudante ser matriculado no curso atual para fins de verificação de quais disciplinas ou outra componente curricular o acadêmico pode ser dispensado de cursar.
Quem realiza?
Coordenador/Coordenadora de Curso ou outro docente indicado por ele. Contudo, quem assina os documentos é o Coordenador/Coordenadora de Curso.
Quem solicita?
O estudante interessado. Deve ser apresentado requerimento na Secretaria Acadêmica da Unidade de lotação do curso e toda a documentação exigida (veja a regulamentação do Aproveitamento de Estudos na Legislação pertinente).
Roteiro
i) Analise as ementas e as cargas horárias das disciplinas já cursadas. Se necessário, faça a conversão para a hora-aula de 60 minutos;
ii) Analise as disciplinas do curso que são equivalentes às disciplinas já cursadas:
a) Compare as ementas, visando à compatibilidade;
b) Compare as cargas horárias: a disciplina cursada deve ter 75 %, pelo menos, da carga horária da disciplina a ser dispensada (em hora-aula de 60 minutos);
iii) Elabore a Análise de Equivalências, listando as disciplinas cursadas anteriormente e as disciplinas dispensadas do curso, anotando possíveis saldos ou déficits de carga horária. Veja um exemplo aqui;
iv) Elabore o Plano de Estudos, listando as disciplinas que são dispensadas e as disciplinas a serem cursadas, com eventuais saldos ou déficits de carga horária;
v) Comunique oficialmente o interessado, solicitando que assine o Plano de Estudos caso concorde.
v) Publique a Resolução do Colegiado aprovando o Plano de Estudos (anexo à Resolução), a qual deverá conter: i) O semestre de enquadramento do estudante; ii) As disciplinas a serem cursadas no semestre no qual o Plano de Estudos foi efetuado.
Se o estudante não concordar com o Plano de Estudos elaborado pelo Coordenador e aprovado pelo Colegiado de Curso, poderá recorrer ao Conselho da Unidade na qual o curso está lotado.
Formulários
Não há formulário específico. Abaixo sugerimos dois modelos para realização de análise de equivalência e para elaboração de Plano de Estudos .
Os arquivos estão no formato docm, habilitados para macros do Word. Nos campos da primeira página (Unidade, grau do curso e nome do curso) basta escolher da lista já preenchida.
Formulário para realização de Análise de Equivalências
Formulário para elaboração do Plano de Estudos