Aproveitamento de Estudos – Roteiro

[:pb]INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 33, DE 21 DE OUTUBRO DE 2019.

Estabelece as normas e procedimentos para o Aproveitamento de Estudos para os estudantes dos Cursos de Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

I.N (PROGRAD RTR) nº 33, de 21-10-2019 [:en]

O que é?

O Processo de Aproveitamento de Estudos consiste na análise de disciplinas cursadas antes de o estudante ser matriculado no curso atual para fins de verificação de quais disciplinas ou outra componente curricular o acadêmico pode ser dispensado de cursar.

Quem realiza?

Coordenador/Coordenadora de Curso ou outro docente indicado por ele. Contudo, quem assina os documentos é o Coordenador/Coordenadora de Curso.

Quem solicita?

O estudante interessado. Deve ser apresentado requerimento na Secretaria Acadêmica da Unidade de lotação do curso e toda a documentação exigida (veja a regulamentação do Aproveitamento de Estudos na Legislação pertinente).

Roteiro

i) Analise as ementas e as cargas horárias das disciplinas já cursadas. Se necessário, faça a conversão para a hora-aula de 60 minutos;

ii) Analise as disciplinas do curso que são equivalentes às disciplinas já cursadas:

a) Compare as ementas, visando à compatibilidade;

b) Compare as cargas horárias: a disciplina cursada deve ter 75 %, pelo menos, da carga horária da disciplina a ser dispensada (em hora-aula de 60 minutos);

iii) Elabore a Análise de Equivalências, listando as disciplinas cursadas anteriormente e as disciplinas dispensadas do curso, anotando possíveis saldos ou déficits de carga horária. Veja um exemplo aqui;

iv) Elabore o Plano de Estudos, listando as disciplinas que são dispensadas e as disciplinas a serem cursadas, com eventuais saldos ou déficits de carga horária;

v) Comunique oficialmente o interessado, solicitando que assine o Plano de Estudos caso concorde.

v) Publique a Resolução do Colegiado aprovando o Plano de Estudos (anexo à Resolução), a qual deverá conter: i) O semestre de enquadramento do estudante; ii) As disciplinas a serem cursadas no semestre no qual o Plano de Estudos foi efetuado.

Se o estudante não concordar com o Plano de Estudos elaborado pelo Coordenador e aprovado pelo Colegiado de Curso, poderá recorrer ao Conselho da Unidade na qual o curso está lotado.

Formulários

Não há formulário específico. Abaixo sugerimos dois modelos para realização de análise de equivalência e para elaboração de Plano de Estudos .

Os arquivos estão no formato docm, habilitados para macros do Word. Nos campos da primeira página (Unidade, grau do curso e nome do curso) basta escolher da lista já preenchida.

Formulário para realização de Análise de Equivalências

Formulário para elaboração do Plano de Estudos

Legislação pertinente

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